Aqui foi Portugal


Fundada por D. Manuel Lobo em 1680 na margem oriental do Rio da Prata, exactamente em frente à Buenos Aires, a Colónia do Sacramento, primeiro assentamento europeu em terras que viriam a ser o Uruguai, foi ponto de altíssimo valor estratégico na disputa hegemónica entre as Coroas de Portugal e de Espanha. E mudou de dono, quase sempre manu militari, sete vezes no espaço de um século. Já lá estive três vezes e é-me impossível traduzir em palavras o que se sente diante desta porta, encimada pela armas de Portugal gravadas na pedra várias vezes secular. Só consigo dizer que ao infinito respeito e orgulho pelos portugueses de antanho, que se batiam e morriam para defender e engrandecer a Pátria, junta-se o absoluto desprezo pela canalha abjecta que se empenhou no Seu esfacelamento e destruição. Tenho uma só certeza: Portugal ou é português ou não vale a pena.

5 comentários:

  1. Grande mensagem (no sentido bloguístico e pessoana), Amigo Marcos! São estas que me fazem ter saudades do futuro...
    Abração!

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Marcos,
    tenho a honra de haver conhecido o maior Estudioso dessa página histórica, o falecido Doutor Luís Ferrand de Almeida, Tio de vários Grandes Amigos meus.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Mais um excelente postal, em vários sentidos.
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Caríssimos: quem for a Buenos Aires não pode deixar de cruzar o "Prata" e conhecer Colónia (travessia de apenas 1hr) e, é claro, Montevideo. Recordando o postal do PCP, penso que esta visita faz parte do "Grand Tour" de um Português como Deus manda!
    Abraços aos três.

    ResponderEliminar
  5. Não tendo nunca tido a ventura de visitar essas terras, da presença portuguesa nelas apenas tenho o conhecimento que me dá o livro, mas imagino o encontro, pois que será semelhante ao que vivi quando olhei aquela porta Manuelina em Olivença.

    Abraço

    ResponderEliminar