Surpresas e contrastes


Sempre que vinha à Capital do Império a primeira coisa que fazia era dar um salto ao miradouro de São Pedro d´Alcântara. Era ali que costumava cumprimentar Lisboa e, com olhos gulosos, matar um pouco as saudades. O ritual — sempre no inverno — continuava com muitas horas de caminhada e completava-se, invariavelmente, com uma ginja no Pavilhão Chinês ou um chocolate quente lá para os lados do São Carlos. Certa vez, subia eu a D. Pedro V e, virando no Arco do Evaristo, à direita, vou dar a um pequeno largo com uma escada. Lá embaixo uns telhados, umas casitas, umas ruelas, a compor o quadro de uma Lisboa de outras eras. Entretanto, olhei para o lado e não podia acreditar no que via: nas traseiras de uma casa, um pequeno terreno em socalcos, uma horta de couves, uns limoeiros e... duas cabras a pastar despreocupadamente! Fiquei estupefacto com a convivência do urbano com o rural, do "arcaico" com o "moderno", da capital infestada (e paralisada) por "altas cilindradas" e telemóveis de última geração e aquela cena chesterton-bellocquiana que lembrava o three-acres-and-a-cow distributista. Voltei ali há pouco, na esperança de ainda ver a galharda resistência daquele ser tradicional. Infelizmente já nada lá estava, apenas um estaleiro de obras. O que serviu de consolo foi saber que ali será uma nova creche da Misericórdia de Lisboa. Na fúria demolidora e descaracterizadora que assola as nossas cidades a boa acção é a excepção.

5 comentários:

  1. E tudo o tempo leva. Tudo? não; só a qualidade de vida. A simplicidade dela.

    ResponderEliminar
  2. Assim é, Cara Cristina... o tempo "moderno" é que nos arrebata a autêntica "joie de vivre". Temos de resistir. E se todos disséssemos um rotundo "Não"?
    Obrigado por visitar a casa!
    Abraços.
    M.

    ResponderEliminar
  3. Vão sobrando na toponímia as marcas do arrabalde rural. Mas também isso irá. Não foi há tanto que essa de D. Pedro V era dos Moinhos de Vento.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. Era importantíssimo precisar, Meu Caro Marcos, se as capras eram´quadrúpedes ou bípedes...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Bic: por isso mesmo precisamos de um grande especialista como o Amigo para dar imprescindível testemunho. E obrigado pela informação!

    Caro Paulo: eram do tipo naturalmente quadrúpede. Juro!

    Abraços aos dois.

    ResponderEliminar